São Paulo, 4 de maio de 2018

A população em favor da saúde municipal

Por maiores que sejam os esforços da prefeitura para aperfeiçoar o sistema municipal de saúde, é difícil garantir que tudo funcione em ordem diariamente. Por isso, propus um projeto de lei que tem como foco ajudar nessa organização – e tendo os próprios usuários como fonte de dados.

A ideia é instalar em todos os equipamentos de saúde de responsabilidade da prefeitura um telefone com linha direta para a Ouvidoria Central da Saúde.

Dessa forma, a população terá um um canal gratuito para formalizar reclamações, sugestões, denúncias ou tratar de outros assuntos relacionados à saúde no município de São Paulo.

Dar aos usuários do serviço facilidade no acesso à Ouvidoria é, certamente, um importante passo para aprimorar a qualidade do serviço prestado. E, claro, de agilizar a solução de problemas como falta de remédios, médicos ou mau atendimento.

Essa linha direta também pode ser usada para coibir maus hábitos de profissionais, como o de não cumprir a devida carga horária na unidade de atendimento. Casos do gênero foram denunciados em diversas cidades pela mídia.

Outro benefício do projeto de lei é a orientação que o governo recebe da população de modo a guiá-lo quanto à maneira correta de investir os recursos reservados à saúde. Isso porque ao saber das deficiências dos equipamentos pelos próprios usuários, a gestão pode empregar o dinheiro de modo a resolver tais carências.

O projeto já foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal e ainda deve passar por nova apreciação dos vereadores. Caso receba o aval, segue para a análise do prefeito, responsável por sancioná-lo ou vetá-lo.

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