São Paulo, 4 de maio de 2018

A população em favor da saúde municipal

Projeto de Covas prevê instalação de linha direta com Ouvidoria da Saúde nos equipamentos de saúde municipais

Por maiores que sejam os esforços da prefeitura para aperfeiçoar o sistema municipal de saúde, é difícil garantir que tudo funcione em ordem diariamente. Por isso, propus um projeto de lei que tem como foco ajudar nessa organização – e tendo os próprios usuários como fonte de dados.

A ideia é instalar em todos os equipamentos de saúde de responsabilidade da prefeitura um telefone com linha direta para a Ouvidoria Central da Saúde.

Dessa forma, a população terá um um canal gratuito para formalizar reclamações, sugestões, denúncias ou tratar de outros assuntos relacionados à saúde no município de São Paulo.

Dar aos usuários do serviço facilidade no acesso à Ouvidoria é, certamente, um importante passo para aprimorar a qualidade do serviço prestado. E, claro, de agilizar a solução de problemas como falta de remédios, médicos ou mau atendimento.

Essa linha direta também pode ser usada para coibir maus hábitos de profissionais, como o de não cumprir a devida carga horária na unidade de atendimento. Casos do gênero foram denunciados em diversas cidades pela mídia.

Outro benefício do projeto de lei é a orientação que o governo recebe da população de modo a guiá-lo quanto à maneira correta de investir os recursos reservados à saúde. Isso porque ao saber das deficiências dos equipamentos pelos próprios usuários, a gestão pode empregar o dinheiro de modo a resolver tais carências.

O projeto já foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal e ainda deve passar por nova apreciação dos vereadores. Caso receba o aval, segue para a análise do prefeito, responsável por sancioná-lo ou vetá-lo.

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