São Paulo, 24 de novembro de 2017

Merenda escolar de primeira qualidade

Programa da prefeitura privilegia alimentos orgânicos e de agricultura familiar no cardápio da rede municipal de ensino

A prefeitura de São Paulo anunciou nos últimos dias o lançamento do programa Alimento Saudável, que aumentará a quantidade de alimentos orgânicos na merenda escolar da rede municipal. Além disso, expande a compra de produtos de agricultura familiar para  o consumo das crianças nos equipamentos de educação.

A iniciativa tem por objetivo ampliar a qualidade da alimentação escolar, reduzindo a oferta de produtos processados e privilegiando aqueles in natura. Entre os itens adquiridos pela prefeitura produzidos a partir da agricultura familiar estão fubá, arroz, carne suína e iogurte. Prevê-se ainda a aquisição de frutas e polpa de frutas até o fim de 2017.

Em novembro, começou a ser entregue em 91 escolas bananas orgânicas compradas de pequenos produtores. Essa prática será ampliada no próximo ano, quando outros alimentos orgânicos, como frango e feijão serão incluídos no cardápio dos alunos da rede municipal, adquiridos mediante licitação.

No total, já foram abertas 14 chamadas para compra de agricultura familiar este ano, e mais quatro devem acontecer até dezembro. Uma delas é inédita: para a compra de verduras e hortaliças produzidas nos bairros de São Mateus e Parelheiros, que inicialmente atenderão 12 diretorias regionais de educação.

Paralelo a isso, o programa Alimento Saudável dobrará o número de hortas pedagógicas nas escolas municipais. Em 2016, elas somavam 351 e agora já são 592. Atualmente, mais 200 estão sendo viabilizadas e para 2018, outras 200 estão previstas.

Por fim, há também o lançamento do aplicativo Prato Aberto, ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Unesco que permitirá aos pais acompanharem o cardápio da merenda dos filhos. Criado por meio de um concurso de inovação tecnológica, a previsão da prefeitura é disponibilizá-lo já no próximo mês.

É a gestão do PSDB trabalhando para aumentar a qualidade de vida das crianças da rede municipal de ensino.

Merenda escolar nas férias

  • O vereador Mario Covas Neto é autor de um projeto de lei que autoriza o Executivo a fornecer merenda escolar durante o período de férias e recesso de aulas na rede municipal de educação. Conheça aqui mais detalhesda proposta.

Tags: , ,

[manual_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *