Notícias

80 anos do CREA-SP

Conselho fiscaliza atuação dos profissionais de áreas como Engenharia e Agronomia

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal, a sessão solene em homenagem aos 80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP. O evento foi proposto pelo vereador Mario Covas Neto.

O CREA-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, também de tecnólogos e várias modalidades de técnicos industriais de nível médio.

“Sou advogado de formação, mas para mim é uma grande alegria homenagear uma categoria profissional à qual não pertenço, e onde me sinto tão bem-vindo”, afirmou.

Além do vereador, compuseram a mesa oficial da solenidade o presidente do CREA-SP, Francisco Kurimori, o diretor de educação da entidade, os engenheiros José Otávio Machado Menten e Pedro Catalhama, o ex-presidente do CREA-SP André Monteiro de Fazio, e o tecnólogo José Paulo Garcia.

A evolução de São Paulo

“São Paulo é uma cidade que tem o dinamismo, a pressa e o trabalho como marcas. Esse cenário, infelizmente, favorece o surgimento de pessoas nem sempre bem intencionadas, e adeptas do chamado “jeitinho”. O CREA-SP, por sua vez, utiliza a responsabilidade como ferramenta contra os improvisos e os facilitadores”, disse Mario Covas Neto.

As transformações da cidade desde 1934, ano de fundação do Conselho, e a influência deste em tal processo foram sublinhadas pelo vereador. Como exemplo, citou a avenida Paulista, famosa pelos casarões da primeira metade do século XX, passando pela inauguração do Conjunto Nacional, no fim dos anos 1950, chegando aos edifícios comerciais dos anos 1990 e 2000. “O CREA norteou todas essas mutações”.

CREA-SP e a sociedade

Em sua fala, Kurimori relembrou que há 80 anos a sociedade se deu conta do quão importante era a classe dos engenheiros e de como a atividade impactava no dia a dia dos cidadãos. Dessa forma, estabeleceu-se era necessário um órgão fiscalizador da área. “Nosso papel foi definido pela sociedade”, afirmou.

Destacou ainda a participação do Conselho na evolução do Brasil. “Nenhum país promove desenvolvimento sem engenharia, e o CREA-SP salvaguardou o interesse dos munícipes”.

Por fim, comentou a respeito da modernização do CREA-SP, o maior conselho da categoria profissional no mundo. A estrutura está sendo informatizada e todo o acervo será posto online. Desde julho, o registro dos profissionais é feito pela web e as empresas também podem se cadastrar pela internet.

Ao fim da solenidade, Francisco Kurimori recebeu das mãos de Mario Covas Neto uma placa comemorativa dos 80 anos do CREA-SP.

Assista à reportagem feita pela TV Câmara:

Conheça nosso mandato mais de perto

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *