Opinião

São Paulo nos trilhos

Em artigo, vereador destaca avanços da malha metroviária de São Paulo durante a gestão do PSDB no governo do estado

Na semana em que São Paulo completa 464 anos, foi inaugurada pela gestão do PSDB a estação Higienópolis – Mackenzie do Metrô. Localizada na Linha 4 – Amarela, ela deve atender, em média, 42 mil pessoas por dia, e é a primeira das dezenove estações que devem ser entregues até o fim do ano pelo governo do Estado de São Paulo.

A Linha 4 – Amarela, conhecida como ‘linha da educação’, por atender, entre outros, alunos de diversas universidades, é a primeira do Brasil a ser operada pelo sistema Driver Less. Sem maquinista, ele permite a implantação de mais trens para atender os usuários de acordo com o fluxo.

Até o fim de 2018, outras duas estações dela serão entregues: Oscar Freire, prevista para ser inaugurada em março, e São Paulo – Morumbi, em julho. A estação Vila Sônia, a última a ser entregue, deve ficar pronta no fim de 2019.

Com extensão de 8,9 quilômetros, a Linha 4 – Amarela integra o grande avanço do transporte sobre trilhos em São Paulo nos últimos anos pelas mãos do PSDB. Em 2010, a cidade contava com 68 quilômetros de linha metroviária. Até dezembro, serão 102 quilômetros a serviço da população. O número de estações, no mesmo período, passará de 60 para 89.

Em pesquisa Datafolha feita no ano passado, o Metrô foi apontado por 57% da população de São Paulo como o melhor serviço de transporte na cidade. O número de usuários gira em torno de 4 milhões todos os dias (em 2016 foram cerca de 1,1 bilhão de passageiros no total).

Ciente da demanda a ser atendida e da importância de continuar a oferecer um serviço de transporte de qualidade e eficiente, o governo do PSDB segue trabalhando a todo vapor. Até abril, a Linha 5 – Lilás, deve inaugurar outras cinco estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

O plano de expansão do Metrô não para aí: seguem os trabalhos na Linha 17 – Ouro, cujo monotrilho ligará o Jabaquara ao Morumbi, atendendo ainda o aeroporto de Congonhas e na Linha 15 – Prata, cuja extensão irá da Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes.

No dia de seu aniversário e em todos os outros, São Paulo avança com o PSDB.

Serviço:
Estação Higienópolis – Mackenzie do Metrô
Endereço: r. da Consolação x r. Piauí
Horário de funcionamento: das 10h às 15h (até 2/2) e das 4h40 à 0h (a partir de 3/2)

Conheça nosso mandato mais de perto

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *