São Paulo, 9 de março de 2017

Plenário: Covas destaca boa atuação de prefeitos regionais

Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira, 8, o vereador Mario Covas Neto destacou o bom trabalho realizado nos bairros pelos prefeitos regionais da gestão PSDB. Covas sublinou o engajamento da população local nas ações de zeladoria promovidas pela prefeitura, um sinal claro da aprovação dos munícipes à medida.

Leia a seguir o pronunciamento do vereador: 

“Sra. presidente, sras. e srs. vereadores, público que assiste a esta sessão pela TV Câmara São Paulo e público presente, boa tarde.

Nas últimas semanas, tive a oportunidade de visitar vários prefeitos regionais das mais diversas regiões da cidade e fiquei muito feliz em perceber o envolvimento e o entusiasmo deles em suas funções. Mais do que isso: em conversas, tomei ciência de ações que em pouco mais de 2 meses de mandato irão melhorar a vida das pessoas que moram nos bairros administrados por eles. Refiro-me a mutirões, podas de árvores, limpeza de praças, recolhimento de lixo, recuperação de calçadas, dentre outras ações, realizadas rotineiramente e que, segundo palavras dos próprios prefeitos regionais, geram elogios e engajamento da população.

Na regional da Penha, Zona Leste, por exemplo, o prefeito regional Jurandir Junqueira disse-me que a lista de interessados em trabalhar voluntariamente em ações de melhoria no bairro já tem 150 nomes. É um fato. Com o exemplo de um prefeito participativo, que tem foco nas ruas, o morador está diariamente reaprendendo a valorizar e a cuidar do local onde mora e da cidade como um todo.

Para se ter uma ideia, prefeitura regional de Pinheiros fez uma ação grande na avenida Faria Lima há alguns dias, para a qual se inscreveram 150 pessoas voluntárias para as mais variadas tarefas, desde remoção de sujeira, varrição de tudo, todo tipo de ação da prefeitura. Colocaram-se como voluntárias e ajudaram nessas tarefas. Neste final de semana haverá o mesmo tipo de ação na avenida Berrini, e já estão inscritas como voluntárias 450 pessoas. Ou seja, é crescente o número de pessoas que estão aderindo a essa forma participativa de governar a cidade; mais do que isso, de conservar a cidade de uma maneira adequada para que possamos viver dignamente.

Os problemas têm sido resolvidos, e só colabora para a agilidade dessa solução a sintonia fina entre os prefeitos regionais e a própria prefeitura. Em Ermelino Matarazzo, por exemplo, a limpeza dos córregos Mongaguá e Ponte Rasa fez com que durante o mês de janeiro nenhuma ocorrência de enchente fosse registrada naquela região, algo que não acontecia há muito tempo.

Nos encontros que fiz, aproveitei para reapresentar uma série de ofícios enviados pelos munícipes ao longo do meu primeiro mandato, os quais, encaminhados aos responsáveis por respondê-los na gestão anterior, não costumavam ser respondidos.

Destaco também, sra. presidente, a receptividade dos prefeitos regionais em relação à população. Muitos deles afirmaram que eram recorrentes as reclamações dos munícipes sobre a falta de disposição dos antigos subprefeitos em percorrer os bairros e até em receber e conversar com os moradores. O lugar de prefeito regional é na rua, é em contato direto e constante com quem vive e trabalha em suas áreas de atuação, e, pelo que eu percebi, felizmente, a gestão do PSDB está fazendo a diferença também nesse sentido.

Eu fico muito feliz que, em tão pouco tempo, a população da cidade de São Paulo já demonstre apoio à nova gestão, na intensidade que se tem visto. É tão forte isso que já especulam inclusive que o sr. prefeito recém-eleito, recém-empossado, que não teve nenhuma vida política anterior, seja hoje considerado até mesmo como um potencial candidato, seja a governador, seja a presidente da República. Isso só mostra que há um nível de aprovação extremamente alto na gestão.

A nossa tarefa, enquanto vereadores, especialmente enquanto vereadores da base do governo, e mais ainda, vereadores do PSDB, é tentar ajudar o sr. prefeito, para que se mantenha esse nível de aceitação durante todo o período do seu mandato. Eu espero, desejo. Quero contribuir para isso. Tenho certeza de que o espírito que hoje norteia esta Casa é de colaboração e de que as coisas sejam, ao longo do tempo, melhor verificadas pela população, enfim, que a situação futura seja melhor do que a situação atual.

O Poder Público e as administrações sempre procuram o melhor. Algumas acertam, outras nem tanto, mas a verdade é que todos nós, que temos a responsabilidade de um mandato delegado pela população, queremos e devemos querer o melhor para essa população.

Então, dessa forma, sra. presidente, agradeço a metade do tempo cedida pelo vereador Gilson Barreto para que eu falasse.”

Assista ao pronunciamento de Mario Covas Neto:

Tags: , , ,

[manual_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *