Promessômetro

Promessas por enquanto não cumpridas
  • 01. Trânsito

    Promessa

    “Melhorar a mobilidade urbana universal reduzindo o índice de lentidão no trânsito”, prometeu Haddad em seu Plano de Metas.

    Status

    “Para o carro, vai piorar”, declarou Haddad sobre a implantação das faixas exclusivas de ônibus. Onde está a mobilidade universal?

  • 02. Rede Hora Certa

    Promessa

    Prefeitura afirmou que, até o fim do primeiro semestre, pelo menos cinco unidades da Rede Hora Certa estariam implantadas.

    Status

    Primeira unidade só foi entregue em setembro. Não há previsão de quando todas as cinco unidades prometidas estarão prontas.

  • 03. Projeto Arco do Futuro

    Promessa

    “Um eixo de desenvolvimento para onde vamos atrair empresas, estimular construções e melhorar o sistema viário através de novas vias”, a mais inovadora promessa de Haddad na campanha.

    Status

    Alegando o alto custo e demonstrando total falta de conhecimento, planejamento e compromisso, Haddad desistiu das obras do Arco do Futuro em agosto.

  • 04. Operação Delegada

    Promessa

    Haddad prometeu manter e aumentar o escopo da operação, designando policiais para, além da fiscalização de camelôs, fazer a segurança de equipamentos de saúde.

    Status

    A prefeitura reduziu o efetivo de policiais pela metade, favorecendo o aparecimento de camelôs em ruas como José Paulino e 25 de Março. Houve ainda aumento da violência em regiões como a Av. Brigadeiro Faria Lima.

  • 05. Favela do Moinho

    Promessa

    Em campanha, Haddad prometeu que “trabalharia muito” para regularizar a situação do terreno, chegando a gravar imagens dos moradores e usar no seu programa eleitoral.

    Status

    Em reunião com moradores da favela, o prefeito não garante a reurbanização da área e pediu à Subprefeitura da Sé apenas a possibilidade de serem montadas rotas de fuga no local, em caso de novos incêndios.

  • 06. Revitalização de calçadas

    Promessa

    Em seu plano de metas, Haddad promete tornar 850 mil m² de passeios públicos acessíveis a todos – inclusive àqueles com deficiência e mobilidade reduzida.

    Status

    Para instalar relógios de rua, a Prefeitura piorou o já precário estado das calçadas. Buracos não sinalizados e remendos fora dos padrões originais das vias se multiplicam e já provocaram acidentes envolvendo pessoas com restrição de mobilidade.

  • 07. Creches

    Promessa

    Em campanha, Haddad prometeu zerar o déficit de vagas em creches, de 94 mil vagas em janeiro, e disse que a educação infantil será sua prioridade.

    Status

    Desde o começo da gestão Haddad, a fila de espera das creches aumentou todos os meses. Em setembro de 2013, o número era superior a 156 mil crianças.

  • 08. Redução de Impostos

    Promessa

    “Um prefeito também pode fazer sua parte para ajudar o bolso do cidadão”, disse Haddad sobre apoiar Dilma na redução de impostos.

    Status

    Projeto de Haddad aumentou o IPTU dos imóveis residenciais em até 20% e dos comerciais em até 35% em 2014. Muito acima da inflação.

  • 09. IPTU x tarifa de ônibus

    Promessa

    Haddad garantiu que o aumento no IPTU não custearia congelamento da tarifa de ônibus em R$ 3, já que “60% da receita do IPTU, talvez mais, está vinculado à saúde, educação e pagamento da dívida”.

    Status

    Haddad admite que parte do reajuste do IPTU acima da inflação será usado para manter a tarifa congelada em 2014.

  • 10. Wi-Fi grátis

    Promessa

    Prefeitura anuncia instalação de 120 pontos de internet sem fio gratuita na cidade até outubro.

    Status

    De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços, o projeto não tem data para sair do papel.

  • 11. Monitoramento de metas

    Promessa

    Em março de 2013, Haddad afirmou que a população poderia monitorar suas metas por meio da internet, utilizando um sistema de gerenciamento de informações.

    Status

    Apesar da lei determinar a apresentação do balanço do Plano de Metas da Prefeitura a cada seis meses, a atual gestão ainda não postou o andamento dos projetos na internet.