Opinião

Um exemplo a ser seguido

Iniciativa da prefeita regional Fátima Marques, o programa Coopera Jabaquara #tamojunto tem feito a diferença no distrito da Zona Sul. Com ele, sua proposta é encurtar o distanciamento entre os órgãos municipais e a população e agilizar a realização de serviços.

Norteou a adequação do programa o contrato da prefeitura com a empresa responsável pela Operação Cata Bagulho, que divide o Jabaquara em doze setores e atende cada uma delas em datas específicas. Assim, a regional alinhou a esse calendário a realização de ações de tapa buracos, pintura e limpeza de guias e sarjetas, poda de árvores e limpeza de praças e jardins, serviços de fiscalização e rastreamento de áreas de risco pela Defesa Civil.

Ao passar uma semana em cada região, os coordenadores e supervisores das áreas identificam demandas e encaminham os problemas aos órgãos responsáveis. O recolhimento de entulhos ocorre sempre no último dia, potencializando o serviço prestado e dando a ele um melhor aproveitamento.

Atuam no Coopera Jabaquara as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Verde e Meio Ambiente, Direitos Humanos, Zoonose, Coordenadoria da Mulher, Habitação e a Eco Urbis.

Além destes, também são parceiros o Sebrae, que cuida do cadastramento e orientação dos interessados em cursos de capacitação profissional, e a COHAB, responsável pelo cadastro de moradores com demanda por moradia popular e recadastramento dos que esperam na fila por unidades habitacionais.

Vale destacar que todo esse trabalho é feito em contato direto e constante com conselhos dos bairros e líderes comunitários para uma divulgação adequada do programa e, claro, um diagnóstico real dos problemas e necessidades da região.

Tal iniciativa pode servir de inspiração para os demais prefeitos regionais da cidade e pode ser sugerida a eles por qualquer pessoa. Todos os detalhes e calendário do projeto Coopera estão disponíveis no site da prefeitura regional do Jabaquara.

Conheça nosso mandato mais de perto

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *